Entenda como aumentar a vida útil da sua Câmara Frigorifica através de alguns métodos básicos
As Câmaras Frias, ou Câmaras Frigoríficas, são espaços de temperatura controlada, projetados para otimizar a refrigeração de produtos perecíveis nos setores comercial e industrial, atendendo a diversos segmentos, como: alimentício, científico, agroindustrial, hoteleiro, entre outros.
Isso porque, as soluções são construídas sob medida e com materiais de alta tecnologia, que proporcionam ambientes com temperaturas extremamente precisas que podem ir de -0ºC até 18ºC, dependendo do projeto e da demanda.
Um dos maiores diferenciais das Câmaras Frigoríficas, quando comparadas aos refrigeradores e freezer convencionais, é a capacidade de armazenamento, podendo comportar grandes volumes de produtos sem perder eficiência e desempenho.
Disponíveis em diversos modelos e aplicações, as Câmaras Frias costumam ter alta durabilidade, porém, o descaso com a manutenção periódica pode encurtar esse tempo e acarretar alguns problemas técnicos, que comprometem a funcionalidade do equipamento e geram gastos.
Pensando nisso, separamos 4 cuidados essenciais que você precisa ter para estender a vida útil da sua Câmara Fria. Confira abaixo!
4 cuidados essenciais que você deve ter com sua Câmara Fria
Realize a Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva, realizada através de checagens periódicas das estruturas que compõem o equipamento é fundamental para evitar danos no funcionamento da Câmara Fria, fique atento a aspectos como: a vedação das portas, limpeza dos componentes e possíveis vazamentos.
Nesse caso, um bom investimento seria contratar profissionais especializados para efetuar uma revisão completa, onde os componentes da Câmara fria são testados.
Priorize a organização
Para que o ar frio seja distribuído de maneira uniforme por todo o espaço da câmara, evitando o aumento do consumo de energia, as passagens de ar não podem ser bloqueadas pelos produtos. Por isso, manter o espaço sempre organizado é essencial para garantir a eficiência máxima da sua Câmara Fria.
A melhor solução para manter o ambiente organizado é colocar os produtos em estantes e prateleiras, atentando-se sempre ao limite de excedência de volume.
Mantenha a luz apagada
Um passo que parece simples, mas na hora do entra e sai rotineiro acaba sendo esquecido. Deixar luz interna acesa pode afetar a temperatura da câmera, portanto, para garantir que não haverá oscilações no desempenho da refrigeração, mantenha-a desligada.
Mantenha a porta fechada
A porta da Câmara Fria tem a função de vedar e proteger o ambiente interno, quando ela é esquecida aberta fatores externos, como calor e a umidade, entram no ambiente, deixando-o mais propicio a formação de gelo. Isto compromete o funcionamento de refrigeração, sobrecarregando o sistema e gerando danos aos produtos.
Um item que auxilia o trabalho da porta frigorifica é a Cortina de Ar, que funciona como uma barreira protetora entre as temperaturas externas e o interior da Câmara Fria durante a movimentação das pessoas no espaço durante o dia.